BREVE HISTÓRIA DA MOSTRA

Como em tudo, antes da história há uma pré-história e com a minha Mostra o Seu Que Eu Mostro o Meu não seria diferente, então: 


Era uma vez um aluno da faculdade de jornalismo (eu obviamente), que se inscreveu numa aula de laboratório de documentário para ter a  oportunidade de viver a experiência na produção de um produto audiovisual, mesmo que fosse para fins acadêmicos.

O ano era 1998 e minha ideia era fazer um documentário sobre cinema brasileiro (que estava em alta), mas que na verdade era uma desculpa para me aproximar dos grandes diretores do cinema nacional, usando as entrevistas como pretexto.

com o documentário pronto, e praticamente ignorado pelo professor responsável pelo laboratório, embora possuísse um conteúdo riquíssimo em depoimentos exclusivos, resolvi procurar a cinemateca do MAM do Rio de Janeiro para exibi-lo, pois apesar de ser um trabalho acadêmico amador eu acreditava que ele merecia uma chance (e eu também).

Com direito até a convite, com lacre de em película de 35mm (de um filme de origem desconhecida), projetei meu filme na emblemática cinemateca para uma bela platéia, em novembro daquele mesmo ano.


Agora sim, vamos lá...


"MOSTRA O SEU QUE EU MOSTRO O MEU"

Depois de apresentar meu documentário sobre cinema brasileiro, comemorando o fato num bar, rodeado de amigos artistas, veio a ideia: E se fizéssemos sessões onde as pessoas pudessem assistir os filmes uns dos outros? E se fosse também um lugar de oportunidades para contatos, parcerias, novas amizades e inúmeras possibilidades? Daquele papo para o surgimento de inúmeros trocadilhos infames foi um pulo, e frases do tipo: "Mostra lá em casa!" ou "Mostra o seu talento!", pipocaram das mentes dos que estavam presente. O caminho natural, em meio a alternância de trocadilhos e risadas, nos levou ao óbvio, mas cheio de personalidade, "MOSTRA O SEU QUE EU MOSTRO O MEU"!

Por fim, em dezembro de 2000, estréia a primeira edição da mostra de curtas, que era praticamente sessões num fim de semana, entre amigos e entusiastas da produção independente. Foi uma mostra de curtas metragens na cinemateca do MAM onde, durante três dias, cineastas e cinéfilos podiam ver o que surgia de novo e trocar ideias com alguns profissionais convidados para um bate papo.

Logo a Mostra o Seu... cresceu, e artistas de outras áreas mostraram interesse em participar daquele evento de nome tão sugestivo, e então a partir de sua terceira edição, em 2002, a Mostra o Seu... se tornou uma mostra de cinema, mas com espaço para expositores, dançarinos, músicos e etc.  

Na edição de 2003 a Mostra o Seu... já acumulava atividades como palestras, homenagens, expositores de artes plásticas e artes gráficas, dança, performances, música ao vivo de qualidade encerrando a programação diária, além, é claro, das sessões de curtas, médias, e até longas metragens. Com o tempo conquistamos novos espaços, como a Casa França-Brasil em 2004, onde passamos de três para dez dias de atividades.

Com a grande repercussão, reforçada por seu curioso nome, a Mostra o Seu... recebeu ilustras visitantes, como a cantora Marisa Monte e a atriz Camila Pitanga, que foram conferir as atividades do evento. A mostra também recebeu convidados importantes como cineasta (e imortal) Nelson Pereira dos Santos e o fotógrafo de cinema Walter Carvalho, que declarou em 2004: " - Eu acho engraçado essa coisa de "Mostra o Seu Que Eu Mostro o Meu", é estimulante, porque ao mesmo tempo que é um título singelo, ele é bem humorado e inteligente. O duplo sentido com a arte e a vida é muito interessante. Tanto que cheguei de São Paulo hoje, tomei um banho e vim para cá. Estou encantado! Acho que esta mostra está se firmando. Vai virar tradição."


MOSTRA O SEU... POCKET

Infelizmente a crise no Brasil, que parece não acabar, e a falta de recursos, não permitiu que o evento se tornasse tradicional e fomos obrigados a encerrar a produção do evento em seu formato clássico.

Na tentativa de preservar o conceito e a reunião dos artistas talentosos que apostavam naquele formato, resolvi criar outra mostra, mas no formato "pocket", que seria menor em estrutura , mas com o mesmo espírito. O novo formato nos permitiu fazer mais de uma edição por ano e acontecia num lugar perfeito, uma livraria independente, a Casa da Cultura de Botafogo. O evento aconteceu lá entre os anos de 2005 e 2007, até um encerramento melancólico de todas as atividades no ano de 2008.

Embora o Walter Carvalho tivesse razão, as circunstâncias não ajudaram muito na continuidade da Mostra o Seu... em qualquer um dos seus formados, a tradição não se firmou e por motivos de força maior fechamos as portas, na esperança de, em algum momento, voltar e mostrar a nossa força!

Grato a todos que tornaram possível a existência da Mostra o Seu... e na torcida para que possamos voltar e mostrar a nossa... força!

Victor Klier

Nenhum comentário:

Postar um comentário